GERAL

Ponte coberta deve fomentar turismo e promover resgate histórico em Schroeder




Estrutura de madeira tratada será colocada sobre a ponte de concreto do rio Bracinho. Foto: Divulgação

Com o objetivo de estimular o turismo e promover o resgate histórico de um dos pontos da cidade, o município de Schroeder implantará uma ponte coberta sobre o rio Bracinho.

Com layout aprovado pelo Executivo desde o ano passado, o projeto deve ser licitado nas próximas semanas para, então, a estrutura de madeira tratada ser colocada sobre a ponte de concreto existente no local.

Conforme a diretora da Defesa Civil do município, Tania Dantas, o trabalho de layout e pesquisa, feito pela estudante de arquitetura e estagiária do órgão à época, Cássia Luana, é inspirado na antiga Ponte da Trindade.

Ponte coberta deve ser feita com recursos próprios da Prefeitura. Foto: Divulgação

“Tinha esse nome porque fazia divisa entre Jaraguá, Joinville e Schroeder. Hoje, essa divisão não existe, mas há essa memória entre a população, que representa um marco cultural”, destaca.

Tania explica que o local é um ponto de parada de turistas que costumam frequentar a prainha. Além disso, remete às primeiras serrarias e a ideia é que também receba uma roda d’água.

“A roda d’água representa a força hídrica para os empreendimentos da época e, junto à ponte coberta, é uma forma de homenagear os pioneiros da localidade”, ressalta.

O projeto, que fomenta a cultura e o turismo em Schroeder, está diretamente ligado ao destaque pelo Green Destination (Destino Verde), que leva em conta a Mata Atlântica preservada e características naturais do município.

“Também chama atenção o capricho das pessoas com seus jardins, hortas e animais e ranchos próximos às residências. O vale é encantador”, enfatiza a diretora da Defesa Civil.


Ideia é que local receba uma roda d’água.  Foto: Divulgação





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM