GERAL

Você sabia que Schroeder tem grupo de controle de tabagismo? Saiba como funciona!




Fumantes fazem parte do grupo de risco para o novo coronavírus. Foto: Getty Images

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é só em 29 de agosto, mas Schroeder está longe de esperar apenas a “data comemorativa” para agir. Atualmente, o município trabalha com um grupo de controle de tabagismo e nem a pandemia cessou os trabalhos.

A nutricionista do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), Janice Beatriz Sturmer Veit, explica que, hoje, cerca de 25 pessoas participam do grupo que tem desenvolvido atividades online por conta da pandemia.

“Atualmente estamos com um grupo online, via WhatsApp. Repassamos todas as informações, funcionamento, parte educativa e orientativa. De maneira presencial, permanecem apenas as consultas no posto de saúde”, explica.

Ela conta que o grupo é formado de pessoas que procuram auxílio na rede pública de saúde para parar de fumar e, a partir daí, são direcionados ao grupo que orienta, informa e ajuda no tratamento, que é feito paralelamente entre o grupo e a equipe médica da unidade de saúde.

Janice explica que, após a consulta médica, a pessoa é adicionada ao grupo e passa a receber todas as informações e orientações.

“Tentamos captar as pessoas que realmente querem parar de fumar. Isso já é meio caminho andado. Tentamos manter esse paciente o mais próximo da unidade, marcar consultas todas as semanas para que ele possa trazer os sintomas e reações. É também uma forma de mantê-lo afastado do cigarro”, salienta.

A nutricionista ressalta, ainda, que fumantes fazem parte do grupo de risco para o novo coronavírus e que esse fator tem aumentado a procura e o desejo de largar o cigarro. A orientação, explica, é procurar uma unidade de saúde e informar que a consulta médica tem como objetivo parar de fumar. Depois da consulta, a pessoa será direcionada ao grupo.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM