GERAL

Schroedenses têm canais alternativos para tirar dúvidas sobre o coronavírus




Principais dúvidas atendidas na central estão relacionadas aos sintomas e como agir | Foto: Gênesis Costa/Schroeder Post

A pandemia do novo coronavírus tem alterado o modo de viver das pessoas e o isolamento se tornou a melhor maneira de prevenção. Apesar disso, quando um sintoma aparece, as dúvidas surgem e, com elas, a indecisão: sair para buscar atendimento médico ou não?

Para que a comunidade possa tirar as dúvidas sobre o coronavírus, o município disponibilizou canais alternativos de comunicação e, para isso, os schroedenses podem entrar em contato por meio de dois números de telefone e WhatsApp: (47) 3374-6443 e (47) 9 8803-5040.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as principais dúvidas atendidas pelas centrais estão relacionadas aos sintomas e como agir. Além disso, orientações sobre quem pode realizar os testes também costumam ser solicitadas pelos telefones.

Além de orientação, o município tem realizado o acompanhamento de pacientes em isolamento pelo telefone e por WhatsApp | Foto: Gênesis Costa/Schroeder Post

Atualmente, a equipe da Vigilância Epidemiológica tem feito o atendimento, mas com o aumento da demanda geral de saúde no município, uma equipe designada pela Secretaria de Saúde deve ficar responsável pelo serviço nas próximas semanas.

Embora os canais tenham facilitado o atendimento, a procura pelo serviço não tem impactado na diminuição na procura por orientação na tenda de triagem.

Além de orientação, o município tem realizado o acompanhamento de pacientes em isolamento também pelo telefone e por WhatsApp. De acordo com a secretaria, quem realiza esse acompanhamento é o Núcleo de Apoio da Saúde da Família e, todos os pacientes com casos suspeitos ou confirmados são monitorados.

O monitoramento é realizado com a análise de sintomas e os pacientes precisam responder a algumas perguntas, como: se houve febre, se houve falta de ar para fazer atividades rotineiras e se houve algum outro sintoma. Caso seja confirmado piora no quadro, o paciente é novamente encaminhado para atendimento médico.

Novo espaço

O Centro de Triagem de Schroeder está atendendo desde segunda-feira (27) os pacientes com sintomas respiratórios em uma nova estrutura na rua Blumenau, nº 32, perto do Procon. Dois contêineres alugados estão servindo como consultórios.

A equipe conta com dois médicos, duas enfermeiras e quatro técnicos de enfermagem. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h até as 16h. Nos fins de semana, o atendimento é realizado no P.A. 24 horas.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM