GERAL

Igreja Cristo completou 90 anos em julho deste ano em Schroeder




Novo templo, que foi inaugurado em 1995, comemora o seu jubileu de prata neste ano | Foto: Gênesis Costa/Schroeder Post

O grande templo erguido na Rua Marechal Castelo Branco demonstra a importância da Igreja Cristo para a comunidade de Schroeder. Mas o que nem todo mundo sabe é que a história dessa igreja começou há muito tempo, há 90 anos para sermos exatos.

No último dia 6 de julho, a comunidade completou nove décadas de idade em uma história que vem se reinventando a cada dia, sempre tendo como base o amor e a solidariedade.

O pastor Ivo Dreyer, atual líder da Igreja Cristo, conta que a comunidade foi criada a partir de um desentendimento entre a diretoria e o pastor da comunidade do Brüderthal, em Guaramirim.

Para amenizar a situação, o Sínodo PR-SC enviou um pastor para atender à comunidade, porém os fiéis de Schroeder continuavam insatisfeitos por não terem um pastor fixo na cidade. Foi então que eles entraram em contato com o pastor Valentim Kühn, que estava em Herval D’Oeste e que veio auxiliar os membros para organizar uma comunidade que foi, então, chamada de Comunidade Cristo.

“Tudo começou em casa, mas eles também não mediram esforços e logo começaram a construir”, conta o pastor Ivo. O primeiro templo foi erguido em 1947 e continua de pé até hoje, após uma reforma nos anos 2000.

Primeiro templo foi erguido em 1947 e continua de pé até hoje, após uma reforma nos anos 2000. Foto: Gênesis Costa/Schroeder Post

“A igreja continua sendo usada. O detalhe é que ela foi construída sem cimento, o que dá liga aos tijolos é cal, barro e areia. Ela está com uma saúde estrutural gigantesca e é usada para casamentos, bodas, velórios, entre outras ocasiões”, afirma o pastor.

Já o novo templo, que foi inaugurado em 1995, comemora o seu jubileu de prata neste ano. De acordo com o pastor Ivo, foi formada uma comissão para os 90 anos da igreja, a fim de celebrar esta data marcante.

“O projeto era reunir todos os distritos, que são conglomerados de paróquias. Seria realmente audacioso, encher a igreja com trinta pastores na comemoração. De manhã, momentos de conhecer a história, depois almoço e celebração de culto”, conta. No entanto, a pandemia do novo coronavírus obrigou a comunidade a suspender as comemorações.

Para o pastor, que atua na comunidade há 22 anos, o coração amigo é uma das marcas da Igreja Cristo, que se destaca pelos trabalhos de assistência social e evangelização. Hoje, cerca de 1400 pessoas fazem parte da comunidade.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM