GERAL

Inscrições abertas para Grupo de Cessação do Tabagismo em Jaraguá do Sul



Em razão do momento atual, que exige distanciamento social, o Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul está com inscrições abertas para um Grupo de Cessação do Tabagismo que será realizado de forma on-line.

Os interessados devem solicitar vaga até o dia 24 de julho, no e-mail tabagismo@jaraguadosul.sc.gov.br. As vagas, num total de 15, estão abertas para a comunidade e serão preenchidas por ordem de inscrição.

Entre os critérios de participação constam ter número de WhatsApp próprio, acesso à internet e comparecer à entrevista motivacional individual com médico e enfermeiro na data agendada.

Os encontros virtuais do grupo acontecerão a partir de agosto, nas sextas-feiras, às 10 horas.

O programa seguirá cronograma preconizado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), com 10 encontros virtuais.

Os quatro primeiros encontros são semanais, há dois encontros quinzenais e, por último, quatro mensais, totalizando 6 meses de grupo. Todos os encontros ocorrerão on-line com cronograma orientado pelo INCA.

De acordo com uma das coordenadoras do Programa de  Cessação do Tabagismo, Katrin Grützmacher, de junho a dezembro de 2019, 159 pacientes participaram dos encontros, que até então eram presenciais. Destes, 69 (43,4%) pararam de fumar.

“Trata-se de um índice muito bom, uma vez que a média de sucesso de programas desta natureza é de 30%. A média de participação é de três a cinco vezes para que o paciente pare de fumar efetivamente”, pondera.

Para a enfermeira e também coordenadora, Raquel Mariano da Silva Beltrame, o mérito de deixar de fumar é todo do participante.

“Trata-se de um esforço pessoal. É importante que o fumante saiba que o cigarro é um paliativo nocivo com impacto social, econômico que compromete a qualidade de vida, além de provocar muitas doenças”, observa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de oito milhões de pessoas morrem por ano em decorrência do uso do cigarro e assemelhados.

Desse total, 1,2 milhão de mortes resultam da exposição passiva, ou seja, da inalação da fumaça de derivados do tabaco por indivíduos não fumantes que convivem com fumantes e respiram as mesmas substâncias tóxicas liberadas pelo fumo.

O tabagismo é um fator de risco significativo para acidentes cerebrovasculares e por ataques cardíacos mortais.

"É responsável pela maior parte de todos os cânceres de pulmão e por mais de dois terços das mortes por essa doença no mundo. No Brasil, esse tipo de câncer é o segundo mais frequente", aponta Raquel.

As consequências do uso de cigarros não são apenas essas: o número de mortes e internações é ainda maior quando se considera que o tabagismo causa uma série de outras doenças.

 Inscrições para o Grupo de Cessação do Tabagismo on-line
*Até dia 24 de julho, no e-mail tabagismo@jaraguadosul.sc.gov.br;
*São 15 vagas abertas para a comunidade e serão preenchidas por ordem de inscrição;
*É preciso número de WhatsApp próprio, acesso à internet e comparecer à entrevista motivacional individual com médico e enfermeiro na data agendada;
*Os encontros virtuais do grupo acontecerão a partir de agosto, nas sextas-feiras, às 10 horas da manhã





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM