SEGURANÇA

Denúncias de descumprimento às regras do Covid devem ser feitas ao 190



Como forma de deixar mais claro para população qual é a maneira correta de denunciar casos de descumprimento às regras de prevenção e combate ao coronavírus, o Comitê Extraordinário definiu unificar toda a demanda pelo 190, da Polícia Militar. Também é possível fazer a denúncia pelo aplicativo de celular SCPM Cidadão. Foi a própria Polícia Militar que se colocou à disposição para auxiliar ainda mais.

Com estrutura já pronta e número de telefone de conhecimento geral da população, a intenção é fazer com que a comunidade ajude a fiscalizar. “Estamos com um crescimento expressivo de casos e muita gente desrespeitando o isolamento. Porém, agora, mais do que nunca, é preciso estar vigilante. Não podemos sobrecarregar nosso sistema de saúde. Buscamos equilíbrio. Se todo mundo fizer a sua parte, a nossa curva logo voltará a cair”, diz o presidente do Comitê, o secretário de Saúde Alceu Moretti.

Moretti lembra ainda que o município tem uma das mais baixas taxas de contágio e mortalidade por coronavírus em Santa Catarina, mas reforça que se a população não adotar os hábitos de prevenção, a situação pode mudar.

Segundo o chefe da Central Regional de Emergências da Polícia Militar, o tenente-coronel Aires Volnei Pilonetto, a PM tem trabalhado desde o início da pandemia como parte integrante do Comitê. “Também fazemos gerenciamento de ocorrências, damos o encaminhamento correto, usamos monitoramento por câmeras e vemos como positiva a decisão pela unificação pelo 190. Estamos à disposição”, ressalta.

Pilonetto detalha ainda que, ao receber a ocorrência, a Polícia Militar fará a verificação e também repassará os casos para Vigilância Sanitária. “O melhor remédio ainda é a adoção das medidas de prevenção. Então a gente pede que a comunidade siga as regras e quem observar algo fora disso que faça a denúncia e nos ajude a fiscalizar”. A Vigilância Sanitária estará de plantão e contato constante com a PM até mesmo para tirar dúvidas sogre as regras estabelecidas por meio de decretos.

 




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



SEGURANÇA  |   22/01/2021 08h27





SEGURANÇA  |   22/01/2021 08h26


SEGURANÇA  |   22/01/2021 08h17