GERAL

Cremação é alternativa ao sepultamento




Cemitério Municipal está quase lotado.Foto: Gabriel Junior

Na hora da despedida de um ente querido um dos assuntos mais delicados a serem decididos pela família é o tipo de cerimônia de despedida que será realizada. A escolha mais tradicional é o sepultamento em um dos cemitérios da cidade. No entanto, cada vez mais a cerimônia de cremação surge como alternativa. 

Em média, anualmente são realizados cerca de 60 sepultamentos em Schroeder. Em dezembro de 2019 foram entregues 54 gavetários, para os sepultamentos, no Cemitério Municipal. No entanto, a busca pela cremação tem aumentado na região. 

Segundo o agente funerário Marcelo Juvêncio, que atua há 26 anos no ramo, a estimativa é que cerca de 30% das famílias da região de Jaraguá do Sul têm optado pela cerimônia de cremação. Ele aponta que entre as vantagens está a autonomia de horários para realização da cerimônia, bem como o fato da família não necessitar se preocupar com a manutenção e limpeza de túmulos no cemitério “É um cerimonial diferente. Uma despedida mais bonita”, avalia. 

Após a cerimônia, as cinzas são entregues à família, que pode despejar os restos em local desejado ou de significado para o falecido. Há ainda a opção de utilizar os cinerários, como o da Igreja São Sebastião, em Jaraguá do Sul, onde por meio de pagamento único no valor de um salário mínimo, é possível armazenar os restos por tempo indeterminado.  

Os custos com cremação cada vez mais se assemelham aos do sepultamento tradicional, podendo sair mais barato em alguns casos, quando se leva em conta custos com aquisição de lote e construção de sepultura. 

O custo para realizar cerimônia de cremação é de aproximadamente R$ 4 mil, enquanto a aquisição de lote em cemitério e construção de túmulo pode chegar até R$ 10 mil. “No valor da urna está incluso tudo, vela, castiçal e o traslado, independente se vai para o cemitério ou para o crematório”, explica Juvêncio. Na região, o crematório mais próximo é o Crematório Catarinense, localizado no bairro Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul. 


 


Galeria de Fotos:





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM