POLÍTICA

Grupo de Apoio Administrativo de Schroeder destaca importância do trabalho transparente na gestão pública

Nesta segunda-feira (22), a Gestão Municipal de Schroeder reuniu- se com o Grupo Administrativo de Apoio para prestar contas do trabalho desenvolvido na Saúde, Planejamento e Finanças e Procuradoria do Município.

O encontro foi realizado na Cabana Weiss e contou com a presença de diversos conselheiros. O grupo de apoio é composto por 10 pessoas e, segundo o prefeito Felipe Voigt, seu propósito é identificar e dialogar sobre as demandas dos munícipes junto à Administração Municipal.

O grupo vem auxiliando o Executivo, trazendo as questões que possam não ser identificadas pelos órgãos fiscais, abordando sobre esses assuntos, objetivando sempre a melhoria da qualidade de vida do povo schroedense.

O secretário de Planejamento, Gestão e Finanças, Denilson Weiss, apresentou prestação de contas dos recursos recebidos e a forma como vêm sendo investidos. Dessa forma, a gestão pública mantém a proposta de uma atuação mais transparente, chamando a sociedade a participar na tomada de decisões.

“Esse grupo é fundamental para nos dar apoio, sendo multiplicador das informações que mensalmente são repassadas a eles”, destaca Denilson.

Segundo comentou, no grupo estão ex-prefeitos, representantes da indústria, do comércio e comunidade em geral, que recebem dados atualizados sobre o orçamento do Município, aplicação e metas. “Eles analisam juntos, interagem e também nos trazem novas ideias, de como estar gerindo os recursos públicos”, diz o secretário.

Para o conselheiro Kesley de Moraes Silva, o grupo serve para coletar e promover informações. “É de fundamental importância estar próximo dos dados, da realidade financeira, orçamentária, dos projetos, para ter condições de acompanhar e colaborar. Só com informação você consegue ter uma opinião”, ressalta.

PANORAMA DA SAÚDE

Uma das Pastas mais visadas da Administração Pública, a Saúde de Schroeder vem recebendo investimentos de total relevância no atendimento à população. A secretária Ingrit Eli Roweder, que assumiu o setor em plena pandemia, apresentou um resumo das ações.

Além de índices da campanha de vacinação contra a Covid-19, Ingrit falou sobre gastos com demandas judiciais, além das consultas e exames. “Este ano tivemos que fazer alguns reajustes, acrescentar alguns valores para que a gente pudesse dar conta da demanda”, ressalta.

A secretária abordou sobre a aquisição de consultas em cirurgia pediátrica e procedimentos cirúrgicos, com investimento de R$ 96.030,18. O Estado, sem conseguir atender os municípios, passou a responsabilidade aos gestores municipais, que agora tentam reduzir a fila de espera. Em Schroeder, a demanda está represada desde 2019.

Para auxiliar o Executivo, o conselheiro Ronaldo José Lindberger destaca que, ciente das necessidades da população, o grupo pode orientar projetos e ações.

“O grupo é formado por lideranças de bairros e do município, que possuem uma influência muito grande perante a população. Havendo demandas, questionamentos, reclamações, pode trazer para a Administração Pública, fazendo com que fique mais fácil, mais claro, para que possam atender a população”, enfatiza.

PROCURADORIA


O papel da Procuradoria foi detalhado no encontro pelo procurador Daniel de Mello Massimino. A Pasta é responsável pela representação judicial e extrajudicial do Município, bem como a orientação jurídica aos demais setores e ao Gabinete. O Procon também está vinculado ao setor.

“Além de elaboração de pareceres e orientações para os demais setores, processos administrativos e licitações e contratos, a Procuradoria elabora ou analisa todos os Projetos de Lei, antes mesmo que sejam encaminhados à Câmara e, depois, quando retornam ao Executivo”, destacou Massimino.

Além de mostrar como os setores da Prefeitura devem funcionar como uma engrenagem, os secretários municipais usam o espaço para mostrar os resultados obtidos nos últimos 10 meses de trabalho e de que forma buscam atender as reivindicações da comunidade.

“Eu acho muito viável, bastante mesmo, O Felipe e o Lauro – que são amigos da gente de longa data – terem essa preocupação [de prezar pela transparência na gestão]. É uma oportunidade de mostrar para os munícipes como é a Administração Pública de Schroeder. Acho muito viável esse novo modelo de trabalho”, opinou o conselheiro Clélio Baggenstoss.

O prefeito Felipe Voigt agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância dessa atuação conjunta. “Vocês são os líderes que vão levar essas informações corretas, que irão mostrar que temos desafios e obstáculos sendo vencidos”, enfatizou.

Entre as boas notícias que compartilhou com os presentes, está a Ordem de Serviço para início das obras da rua Alberto Zanella, que deve sair nesta semana, e a construção da sede da Apae de Schroeder no próximo ano, com apoio de um empresário de Jaraguá do Sul.

“Já estamos viabilizando uma área de 20 mil metros quadrados para construir a nossa Apae. Ele vai bancar a obra completa”, ressaltou Felipe.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



POLÍTICA   |   26/11/2021 10h47





POLÍTICA   |   26/11/2021 10h14


POLÍTICA   |   24/11/2021 11h04