GERAL

Jaraguá do Sul participa da Semana da Transparência e Integridade

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria da Transparência e Integridade Pública, participa nos dias 23, 24 e 25 de novembro da Semana da Transparência e Integridade 2021, organizada de forma on line pela Controladoria Geral da União e Controladoria Geral do Estado/SC.

Também são promotores do evento o Tribunal de Contas do Estado e as prefeituras de oito municípios catarinenses.

A semana tem como slogan “Omissão não! Faça parte da solução” e é aberta ao público. Será transmitida no canal do Youtube da “CGE-SC”, sempre das 14h30 às 17 horas, e terá duas palestras por tarde. Confira programação abaixo.

No intervalo das palestras, os organizadores apresentarão os vídeos gravados pelos municípios participantes, entre eles, os de Jaraguá do Sul. Nosso município apresentará a Ouvidoria da Prefeitura e explicará como esse órgão pode colaborar com o combate à corrupção.

O prefeito de Jaraguá, Antídio Lunelli, vai ressaltar que a transparência é um dos pilares da Administração Municipal e dará exemplos de como a gestão é transparente por meio das ações e serviços oferecidos.

Os organizadores da Semana da Transparência ainda não informaram data e horários específicos em que os vídeos de Jaraguá do Sul serão apresentados. Assim que forem informados, serão atualizados nas redes sociais da prefeitura.

Jaraguá cada vez mais transparente

A coordenadora de corregedoria Bruna Raulino, da Secretaria de Transparência, explica que, desde julho deste ano, quando Jaraguá aderiu ao Time Brasil várias metas relacionadas à transparência estão sendo cumpridas, como por exemplo, divulgar o novo Portal da Transparência do município, publicar o Código de Ética dos Servidores Municipais e divulgar a Carta de Serviços do município.

O Time Brasil é um projeto da Controladoria Geral da União (CGU) que visa o aprimoramento da gestão e o fortalecimento do combate à corrupção. Fazendo parte do Time Brasil, o município de Jaraguá do Sul foi convidado a participar da Semana da Transparência e Integridade, por meio de vídeo explicando o que faz para ser transparente e agir contra a corrupção. Daí a primeira participação da cidade no evento.

Programação

23 de novembro - 3ª feira
14h30 - Comunicação não violenta para prestação dos serviços públicos
Paulo André Caminha Guimarães Filho, Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União

15h45 - Governo Aberto – você como prioridade para gestão pública!
Amanda Faria Lima, Consultora em Governo Aberto e cofundadora do Instituto de Governo Aberto - IGA

24 de novembro - 4ª feira
14h30 - Engajamento das crianças e jovens no controle social
Carlos Renato Lauz Petiz Junior, Diretor de Integridade e Governança da Secretaria de Integridade e Governança do Governo do Estado de Santa Catarina

15h45 - Minha integridade e a integridade da gestão pública
Luiz Alexandre Steinbach, auditor fiscal e coordenador da Comissão de Integridade do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina

25 de novembro - 5ª feira
14h30 - A desinformação pública como barreira para o controle social
Waldemir Paulino Paschoiotto, Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União em Santa Catarina

15h45 - Como manter-se motivado nesse processo de carregar o mundo nas costas e continuar colaborando para a melhoria da gestão pública?
Lílian Paula Damo, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM