GERAL

Calendário divulga o patrimônio histórico da cidade de Jaraguá do Sul

A  Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) recebeu ontem (7) o produto do projeto “Calendário 2022 - Contando o tempo pela arte das imagens", que teve aporte financeiro do Edital de Apoio a Projetos Culturais 005/2018/SECEL.

O calendário conta com ilustrações de 12 edificações tombadas pelo Patrimônio Histórico e veículos antigos ligados à Associação Autos & Clássicos do Vale.

As casas foram selecionadas a partir do estilo arquitetônico, restauradas, conservadas ou ainda sem restauro, para incentivar o diálogo sobre o cuidado com os bens imóveis do patrimônio material edificado. Foram 2000 os calendários impressos que terão distribuição gratuita.

A secretária Natália Lúcia Petry enalteceu a iniciativa e disse que a equipe trabalha diariamente para fomentar a cultura, lembrando dos três editais lançados nesta semana com recursos de cerca de R$ 500 mil, todos com base na Lei 14.017 (Aldir Blanc).

Trata-se de auxílio emergencial para trabalhadores desta área, prejudicados pelas medidas restritivas de combate à pandemia de Coronavírus. As medidas incluíram isolamento social e fechamento das casas de espetáculo por longo período. 

O diretor de Cultura, Sidnei Marcelo Lopes, falou da importância da divulgação dos imóveis tombados juntamente com os veículos antigos, constituindo o patrimônio histórico da cidade.

“É preciso dar visibilidade ao patrimônio material de um município, pois preservar a história é demonstrar respeito pelas próprias raízes”, explica.

O presidente da Associação Autos & Clássicos, Fagner Diego Engelmann, agradeceu o empenho da Secretaria, responsável pelo edital, e disse que há muitos pedidos para recebimento dos calendários.

“A associação planeja participar de outros editais lançados pela Secel”, disse.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM