GERAL

Belezas naturais: confira 7 passeios turísticos para fazer em Schroeder


Foto: Blog Dias de Solitude

As belezas naturais de Schroeder estão no roteiro de qualquer turista que venha ao Vale do Itapocu em busca de descanso, contemplação, esporte, saúde ou aventura. 

Montanhas, cachoeiras e muito verde encantam e despertam a vontade de se conectar ainda mais com a natureza. 

E foi pensando nisso que, com a ajuda da Diretoria de Turismo do Município, o Schroeder Post elencou 7 passeios turísticos para fazer em Schroeder. A lista foi sugerida pelo diretor, Adilson Pommerening.

1. VALE DO RIO DO JÚLIO



Schroeder, localizada no Norte do Estado de Santa Catarina, é agraciada pela natureza exuberante da Mata Atlântica preservada, que hoje chega a 64% do seu território em área verde. 

O Município possui algumas das mais belas rotas para turismo pelo Vale Rio do Júlio, estrada que corta área de preservação permanente, hoje muito utilizada por ciclistas como rota do cicloturismo.

O caminho também é muito utilizado por turistas e visitantes de toda a região. O percurso possui uma extensão de mais de 16 quilômetros, com três pontos de apoio para descanso que possibilitam o registro de imagens em meio à natureza. 

2. MONTANHA DO MORRO PELADO



No bairro Schroeder III, a cidade tem um dos melhores pontos para caminhada em trilha. Até chegar ao topo do “Morro Pelado” é percorrido um trajeto de 1 quilômetro, com uma elevação de 300 metros de altura. 



A subida é cansativa, mas a recompensa é fantástica. O topo do morro, uma área preservada, possibilita imagens de 360 graus. Já existem projetos futuros para melhorias no local, que deverá se tornar um dos pontos mais visitados de Schroeder.

3. CORREDEIRAS DO RIO BRACINHO



Outro ponto de referência e com grande destaque nacional são as corredeiras do Rio Bracinho. Suas águas limpas, além de cortarem a cidade de Norte a Sul, são muito utilizadas para competições de canoagem e outras modalidades aquáticas. 

Nestas corredeiras são realizados campeonatos catarinenses e brasileiros de canoagem de descida, com classificação e seletiva para o mundial. 

Para dar destaque a este ponto, foi construída uma nova ponte com características das antigas pontes da cidade, que eram cobertas. 



Hoje, dezenas de visitantes passam no local para registrar imagens e desfrutam da paisagem.

4. RECANTO RENASCER CACHOEIRAS



Schroeder possui diversas cachoeiras e uma delas se destaca por estar entre as mais majestosas para o ecoturismo e aventura. 

A maravilhosa queda d’água está localizada no Recanto Renascer. O local é muito procurado por admiradores de paisagens e a cachoeira recebe visitantes que buscam também um local para praticar rapel ou até mesmo só para conhecer o que a natureza ofereceu para este destino. 

5. PRAINHA



No centro da cidade, Schroeder possui uma prainha que, nos fins de semana, costuma receber diversas pessoas. Este local é muito frequentado para banho. 

Antigamente, a barragem servia a uma roda da água, que movimentava uma antiga serraria. O local é mantido a fim de preservar a história do município.

6. FIGUEIRA CENTENÁRIA



Um dos pontos mais visitados da cidade, a árvore centenária está localizada no Bairro Rancho Bom. Localizada em propriedade particular, a figueira é preservada há pelo menos três gerações da família.

Recentemente, um documentário foi realizado junto aos proprietários para fins de registros e divulgação da linda e majestosa figueira centenária.

7. CICLOTURISMO



Schroeder já se consagrou como caminho das rotas para o cicloturismo da região da Amvali e pelo IGR (Instância e Governança da Região dos Caminhos dos Príncipes), que abrange os 16 munícipios da Região Norte do Estado de Santa Catarina. 

Há uma movimentação muito grande de ciclistas que vêm conhecer a cidade e suas rotas, especialmente aos fins de semana. 



Uma série de ações vêm sendo realizadas para envolver a comunidade nessas rotas de maneira que o turismo se fortaleça cada vez mais em Schroeder. 

 




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM