COLUNISTAS

SE LIGA! Elétrica e Iluminação | E o meu chuveiro?

O chuveiro elétrico faz parte do dia a dia do brasileiro. Ele está presente em mais de 73% das residências no Brasil e é responsável por mais de 25% do gasto em energia elétrica de uma casa.

Mas a pergunta mais frequente é: Como dimensionar e economizar na instalação do chuveiro?

O dimensionamento do chuveiro é muito simples, tanto do disjuntor como do cabo elétrico. Isso porque os fabricantes de chuveiros inserem estas informações na embalagem, normalmente próxima à etiqueta de eficiência energética.

Os fabricantes trazem informações completas para instalação elétrica e hidráulica como: marca, modelo, tensão, potência (em watts), fiação mínima, corrente do disjuntor, pressão mínima, pressão estática máxima, grau de proteção (IP) e a máxima distância entre o disjuntor e o chuveiro (comprimento do cabo).

Sobre economizar na instalação, existem dois fatores que podem aumentar o consumo de energia elétrica: conexão elétrica mal feita e o condutor mal dimensionado.

Conexão elétrica mal feita: A conexão entre o cabo da rede elétrica e o fio do chuveiro pode ser realizada ou com o engate rápido ou com conectores de porcelana. Para este último tipo de conexão, deve ser verificado o aperto do parafuso e realizada uma conferência com um teste de tração.

Condutor mal dimensionado: Na etiqueta do fabricante é apresentada a fiação mínima a ser utilizada e deve ser seguida esta especificação. O uso de bitolas inferiores ao especificado poderá gerar aquecimento, derretimento da fiação, desarmes do disjuntor e até mesmo fogo na instalação elétrica.

Ledoux Materiais Elétricos e Iluminação.
Rua Marechal Castelo Branco, 2838.
WhatsApp: 99642-4632





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



COLUNISTAS  |   11/10/2021 10h44





COLUNISTAS  |   27/09/2021 08h13


COLUNISTAS  |   20/09/2021 07h43