GERAL

“Se Dirija com Respeito” é o lema de campanha do trânsito em Jaraguá do Sul

Ao longo do mês de outubro, a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) da Secretaria de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul irá intensificar sua campanha que tem como um dos principais temas o respeito entre os usuários do tráfego no Município. A ação dá continuidade à Semana Nacional de Trânsito ocorrida entre os dias 18 e 25 de Setembro.

Segundo o diretor de Trânsito e Transportes, Gildo Martins de Andrade Filho, a campanha local “No Trânsito se Dirija com Respeito” tem dois objetivos.

“Um deles é atingir todos os usuários das vias como pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores de automóveis. Ao mesmo tempo também alcançar o condutor do automóvel especificamente já que pelo Código de Trânsito o maior sempre é responsável pelo menor na questão de veículos. Aí, o gancho de ‘se dirigir com responsabilidade’, de ‘se dirigir com atenção’, com todos os cuidados necessários, de modo que todos esse entes envolvidos tenham essa responsabilidade efetivamente”, explicou o diretor.

Andrade acrescenta que conhecer seus direitos faz toda a diferença no bom convívio entre condutores e pedestres. “Se vai utilizar a faixa de pedestre, é importante que usuário saiba que a faixa é um direito dele, mas que precisa ser utilizada com responsabilidade. Não faz sentido, por exemplo querer que, de repente, porque colocou o pé na faixa, que O automóvel freie bruscamente para você passar. Não é bem assim, até porque o carro necessita de um espaço para fazer a frenagem, entre outros fatores”, comenta o diretor da DTT.

Outras questões levantadas por ele dizem respeito ao uso de celular ao volante e ao fato de alguns ciclistas transitarem fora da ciclofaixa. “É um problema seríssimo que temos na cidade. Todas essas condutas também estão sendo chamadas a atenção na campanha e não somente na questão da condução do veículo propriamente dito, mas a relação com todas as pessoas envolvidas no trânsito”.

Na opinião do diretor as recentes mudanças no trânsito jaraguaense com a abertura de binários e novas vias foram positivas mas, por outro lado, levaram alguns condutores de veículos a não darem a devida atenção aos limites velocidade.

“Temos registrados muitos acidentes em relação ao excesso de velocidade, ultrapassagens em local proibido, não parar na faixa de pedestre, dirigir utilizando telefone celular, entre outros fatores. Todas essas condutas acabam culminando em acidentes de trânsito, em um número que vem aumentando e que resultam, em boa parte com lesões de pessoas ou até óbitos”, observou.

Contrapartida - A ideia de fazer essa campanha, continua o diretor da DTT, de um modo geral foi de combater condutas que acabam gerando esses acidentes.

“O Município tem feito sua parte na questão da infraestrutura, mobilidade, do bem-estar das pessoas, na iluminação pública com LED nas principais vias. Então, é necessário que os usuários também façam sua parte no sentido de se dirigir com respeito, com responsabilidade, com educação. Ter essa consciência de que eles fazem parte do sistema. Então se hoje temos entre 80 mil a 90 mil condutores aproximadamente aqui no Município de Jaraguá do Sul é necessário que cada uma dessas pessoas tenham consciência que elas fazem parte da vida em sociedade e que seus atos poderão redundar problemas para toda a sociedade”.

Além das mídias como outdoor, propaganda em rádio e mídias sociais, Andrade não descarta ampliar a campanha principalmente junto às escolas.

“Com certeza. O momento ainda não permite isso em razão da própria pandemia, mas a ideia é consigamos fazer algo nesse sentido futuramente. Até porque os alunos são multiplicadores, levam informação para seus lares”, disse o diretor. 





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM