GERAL

Guardião 60+ tem inscrições abertas para idosos em Jaraguá do Sul





Viabilizado por meio de uma parceria entre os Bombeiros Voluntários e a Secretaria de Assistência Social e Habitação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, o Projeto Guardião 60+ teve sua primeira edição no ano passado, quando 27 idosos, depois de concluírem 32 horas de curso, receberam seus certificados. 

E nesta semana, a secretária Maria Santin Camello e o comandante dos Bombeiros, Neilor Vicenzi, se reuniram para tratar dos últimos detalhes da segunda edição da iniciativa. O curso, que está com inscrições abertas até o dia 13 de fevereiro, aborda questões como reconhecimento e intervenção a uma possível parada cardíaca, reconhecimento de obstrução de vias aéreas por corpos estranhos, cuidados com hemorragias, fraturas e ferimentos, prevenção a acidentes domésticos, manuseio de produtos químicos e perigosos, além de dicas de prevenção contra incêndio. 

Segundo Neilor Vicenzi são cuidados que fazem a diferença na vida de uma pessoa e facilmente são aplicados no dia a dia das pessoas. O comandante lembra que uma das participantes da primeira edição do curso conseguiu salvar o marido com a técnica aprendida. Ele estava se afogando e ela soube o que e como fazer. “É bem gratificante ver a importância desses cuidados. A formatura da primeira turma foi uma festa e o sucesso da primeira edição motivou a segunda que está com inscrições abertas”, diz Neilor. 

Maria Santin Camello lembra que o curso é gratuito. A aula inaugural do Guardião 60+ está marcada para o dia 18 de março na sede dos Bombeiros. Depois, os outros 14 encontros vão acontecer no Parque de Eventos.

Para se inscrever é preciso ir até o Centro de Convivência – que funciona no pavilhão “C” do Parque Municipal de Eventos –, no horário das 8 às 11h30 e das 13 às 16 horas. É necessária a apresentação de documento com foto e comprovante de residência.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM