EDUCAÇÃO

Mais de 15 mil crianças e adolescentes voltam às aulas nesta segunda-feira em Jaraguá do Sul





Aproximadamente 15 mil alunos das escolas municipais voltam às aulas nesta segunda-feira, dia 10.

A rede municipal de ensino conta com 30 escolas e 31 centros de educação infantil e 20.024 alunos no total (centros e escolas).

Essa galerinha toda volta à rotina de estudar, aprender, fazer amigos e trocar conhecimento, o que só se encerra no fim de 2020.

Nesse ano o calendário prevê um pequeno intervalo em julho e as férias do meio do ano foram deslocadas para novembro, devido aos Jasc – que usam as escolas como alojamento para os atletas.

Centros de educação infantil seguem calendário diferente e as férias permanecem em julho.

Na manhã desta segunda-feira, na Escola Albano Kanzler, Nova Brasília, a turma de 5º ano se ambientava com a sala e os amigos, enquanto a professora Adriana Nicolodelli preparava atividades de socialização entre os alunos.

“Hoje faremos dinâmicas de grupo com brincadeiras para a socialização dos alunos, além de passar as orientações gerais e fazer os nossos combinados”, declarou a professora. Entre os combinados estão as regras para uso do banheiro, trazer garrafinha para tomar água, ficar atento ao quadro de horários e trazer os materiais de cada dia, organizados.

A agenda assinada pelo responsável, usar o uniforme e cuidar dos horários também fazem parte das orientações que Adriana passou aos estudantes.

A aluna Natália Bonatti Benner, dez anos, quer tirar notas boas neste ano, principalmente em matemática, sua disciplina preferida.

“Quero ter um ano ótimo”, desejou a aluna. O colega Tiago Augusto Karing, dez anos, também quer que o ano seja legal e que “nada de ruim aconteça a nenhum colega da turma”. Isadora Kolscheski não cria muita expectativa.

Vai deixar as coisas acontecerem e fazer a sua parte como aluna. 

Calendário diferenciado para Jonas Alves

Na Escola Jonas Alves de Souza, na Tifa Martins, os alunos começam a estudar uma semana mais tarde, no dia 17 de fevereiro.

Isso acontece porque as obras de ampliação e reforma na escola atrasaram devido às chuvas das últimas semanas. A semana a menos no ano letivo será recuperada com os alunos ao longo de 2020.

A Escola Rodolpho Dornbusch, na Vila Lalau, que também passa por reforma, comunicou aos alunos que, temporariamente, irão estudar nas instalações da Faculdade Anhanguera, a apenas 500 metros de distância da escola.

A instituição gentilmente cedeu as salas para os alunos durante um mês, sem nenhum custo para o município. Com esse tempo a mais sem alunos, a reforma acontece de forma acelerada, possibilitando o breve retorno às atividades normais da Rodolpho Dornbusch.

Alguns números de 2020
Alunos das escolas municipais: 15.395
Escolas com maior número de matrículas: Machado de Assis (João Pessoa) - 936 alunos, Marcos Verbinnen (Estrada Nova) - 870 alunos
Alunos dos centros de educação infantil: 4.629 (ainda haverá novas matrículas até o fim de fevereiro)
Número de escolas municipais: 30
Número de centros de educação infantil: 31
Número de alunos das escolas + centros: 20.024

 




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM