POLÍTICA

População de Schroeder espera honestidade e comprometimento dos futuros vereadores





O Schroeder Post perguntou, em suas redes sociais, aos seus leitores o que eles esperam dos futuros candidatos a vereador de Schroeder em 2020.

Em resposta o jornal recebeu mais de 120 comentários, entre os dias 2 e 5 de fevereiro. A moralidade na política é a grande preocupação.

A maioria dos internautas pede que os vereadores, no próximo mandato, sejam honestos e cumpram as promessas realizadas durante a campanha.

Em ano eleitoral, mais de 20 postagens em resposta apontam valores como honestidade, integridade, respeito, trabalho duro e o cumprimento de promessas como o que mais se espera dos vereadores em Schroeder, no próximo pleito e nos quatro anos de mandato.

"Integridade, responsabilidade, criatividade e respeito tanto aos munícipes e suas demandas, assim como a eficiência no cargo assim assumido", escreveu um dos internautas.

Outro desejo dos leitores é que os novos vereadores tenham real capacidade de legislar, bem como entender, interpretar e desenvolver projetos para o município, além de buscar trazer recursos externos ao município.

Alguns comentários ainda destacam a necessidade da impessoalidade no trabalho legislativo.

"Todos esperamos candidatos, com a competência ao cargo, com sabedoria para estar alinhado com as necessidades do coletivo, com criatividade para trazer recursos dos âmbitos estadual e federal. A nossa cidade é a que mais cresce no norte do Estado e precisa pessoas comprometidas com a prosperidade que Schroeder merece", escreveu outro internauta.

Por meio dos comentários também é possível perceber que o salário dos vereadores é considerado elevado por alguns, que sugerem redução do valor, ou aumento da carga de trabalho. Cerca de 12 comentários publicados em resposta ao questionamento do jornal, fazem referência à remuneração do legislativo.

"Esperamos o mesmo que todos os anos, promessas que nunca são cumpridas! Só mais um cargo de que apenas busca seu salário!", exclama um leitor.

Na sequência, aparecem os comentários sobre as necessidades dos bairros e comunidades, como solicitação de maior atenção e visitas mais frequentes a esses locais, juntamente com o apontamento de demandas da comunidade, tais como: mais vagas nas creches, menos lombadas eletrônicas, asfaltamento e manutenção de ruas, mais investimentos em saúde e saneamento, reabertura de escolas municipais de educação infantil e transporte escolar.

Papel do vereador é elaborar leis e fiscalizar o executivo

Os comentários mostram que nem sempre está clara a função do vereador. É comum a percepção que o vereador pode determinar a execução de uma obra ou serviço. Esta não é função do vereador.

Seu papel é fiscalizar essas ações do executivo, no caso o prefeito, e fazer sugestões.

Cabe também ao vereador a elaboração e a aprovação das leis municipais. Entre elas está a Lei Orçamentária Anual, onde serão definidos o destino dos recursos arrecadados pelo município, por meio dos impostos.

Após a aprovação do orçamento, o vereador deverá ficar atento se as metas estão sendo cumpridas e a legislação respeitada.

A Constituição Federal e as leis orgânicas do município determinam tudo o que o vereador pode e não pode fazer durante o mandato.

Para acompanhar se os vereadores estão cumprindo bem seus deveres, os eleitores podem ir às sessões legislativas ou conversar com os vereadores em seus gabinetes.

Caso o eleitor descubra alguma irregularidade, é possível fazer uma denúncia ao Ministério Público.


 




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



POLÍTICA   |  20/02/2020 - 19h





POLÍTICA   |  20/02/2020 - 13h