ESPORTE

Nadador schroedense se prepara para competição em Dubai





Aos 70 anos, o nadador João Davi Lombardi ou Nego Lombardi, como é conhecido, se prepara para sua segunda competição internacional de natação.

No dia 6 de março ele embarca para Dubai, nos Emirados Árabes, onde vai competir em uma Travessia Marítima Internacional.

A viagem vai durar duas semanas e reunirá atletas de diversos países para competição de nado em mar aberto. O nadador master, que se prepara há mais uma década, espera atingir pelo menos a terceira colocação, entre os nadadores com 70 anos ou mais, na travessia de dois quilômetros.

A paixão por esportes sempre foi constante na vida de Lombardi, que sempre gostou de competições, especialmente no futebol e futsal local.

“Eu sempre fui do esporte. Joguei muito futebol na cidade. Depois fui técnico no futebol de salão. Sempre tive envolvido”, lembra.

O passar do tempo e as limitações físicas decorrentes do avanço da idade não foram o bastante para fazer Lombardi deixar de praticar esportes. Ele percebeu a necessidade de adaptar-se.

“A idade foi chegando e as condições não davam mais. Então parti para a água. Comecei a fazer hidroginástica no Sesc. O professor de lá me convidou para fazer natação e eu aceitei. Eu tinha 58 anos na época”, relata.

A partir de então passou a competir nas piscinas, e posteriormente, no mar. O nadador explica que é necessário ir adquirindo resistência, condicionamento para ir aumentando as distâncias.

“Quando comecei fazia 750 metros. Depois passei para a de 1,5 quilômetro. Agora eu participo na categoria de 2 quilômetros”, conta.

Competições preparatórias

Antes de embarcar para Dubai, Nego Lombardi se prepara competindo em travessias marítimas locais. No dia 26 de janeiro ficou em segundo lugar, na categoria para atletas de 70 anos ou mais na travessia realizada na praia de Penha.

Atingiu a mesma colocação no dia 2 de fevereiro, quando fez a travessia marítima de Piçarras. Nas duas provas o nadador levou 52 minutos para concluir a prova.

Na agenda está marcada, ainda, participação em competição em Barra Velha, no dia 15 de fevereiro, e na Lagoa do Peri, em Florianópolis, no dia 29.

Para ajudar com os custos da viagem, Lombardi conta com o apoio da comunidade e setor empresarial de Schroeder, necessitando de patrocinadores para ajudar a custear as despesas do esporte.

Esta não é a primeira vez que o nadador participa de uma competição internacional. Em 2018 nadou nas águas da Ilha da Madeira, em Portugal.

O grupo Travessia.com, de Florianópolis, o auxilia, intermediando a participação de atletas brasileiros em eventos internacionais, bem como atraindo nadadores estrangeiros para os eventos locais.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM