GERAL

Limpeza do Rio Itapocu está programada para sábado (12) em Jaraguá do Sul

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Samae, Fujama e Defesa Civil, em conjunto com o Clube de Canoagem Kentucky promovem a limpeza do Rio Itapocu, no próximo sábado (12), como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, em função do Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado no último dia 5 de junho.

De acordo com o diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle, a expectativa é que sejam colocados na água pelo menos 17 embarcações com servidores do Município e voluntários para a limpeza do trecho entre a chamada Ponte do Rodeio, na Rua Prefeito José Bauer (Três Rios do Sul), até a sede do Clube de Canoagem Kentucky, próximo à Ponte Maria Moser Grubba (Centro), numa extensão de 6,5 quilômetros.

A ação terá início às 8h, com saída programada para a margem esquerda do Rio Itapocu, próximo a uma área contemplada pelo programa do Samae de Revitalização da Mata Ciliar, sob a Ponte do Rodeio.

De lá, as equipes seguem em direção ao Centro da cidade recolhendo entulhos encontrados nas margens e dentro do leito do Rio Itapocu.

“Há muitas residências que fazem fundos para o rio. Mas, temos observado que o volume de material recolhido vem diminuindo a cada ano, o que demonstra que as pessoas estão mais conscientizadas quanto à importância de não jogar lixo no rio”, comenta o diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle.

A última ação de limpeza do Rio Itapocu, por estes parceiros, aconteceu em março de 2019, por ocasião do Dia Mundial da Água (fotos). Na época, foram recolhidos aproximadamente mil quilos de entulhos.

A atividade iniciou nos fundos da ETA Central do Samae, no Bairro Água Verde, e terminou na sede do clube de canoagem. Em 2020, a programação não foi realizada devido à pandemia do novo coronavírus.

Este ano, todos os participantes deverão seguir as normas de higienização e buscar manter as demais regras sanitárias.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM