GERAL

Confira benefícios eventuais da política pública de Assistência Social em Schroeder



Os benefícios eventuais são alguns dos serviços prestados pelo setor de Assistência Social de Schroeder e, além disso, é um direito garantido por lei aos cidadãos. Além de legislação federal, em Schroeder, há um regulamento municipal para que os serviços sejam prestados aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública.

Entre os benefícios está o auxílio funeral e o auxílio natalidade. Em 2020, de acordo com a Secretaria de Assistência Social, foram concedidos 20 auxílios-funeral à população schroedense.

A diretora da Assistência Social, Daiane Regina Azevedo Wolf, explica que o critério de renda mensal per capita familiar para acesso aos benefícios eventuais é igual ou inferior a meio salário mínimo.

''Para melhor atender a comunidade de forma organizada, as pessoas que necessitarem acessar a qualquer benefício eventual da Assistência Social, podem ligar no CRAS 3374-6450, este telefone também pode ser contatado através de WhatsApp, ou indo até nosso endereço, Rua Leopoldo Fiedler, 325, no Centro'', orienta.

No ano passado, conta a diretora, o município concedeu mais de mil benefícios eventuais (entre eles, o funerário). Ela ressalta a importância dos serviços prestados pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para melhorar a qualidade de vida das famílias que estão em vulnerabilidade e risco social no município.

No CREAS, há ações de orientação, proteção e acompanhamento às famílias com um ou mais membros em situação de risco pessoal e social, violação de direitos: Pessoas em situação de violência física, psicológica e negligência, violência sexual: abuso e/ou exploração sexual, violência patrimonial, com foco em crianças, adolescentes, mulheres, pessoa com deficiência e idosos.

Para solicitar, explica Daiane, a família precisa apresentar alguns documentos, que variam de acordo com o tipo de benefício solicitado.

AUXÍLIO-NATALIDADE

I - se o benefício for solicitado antes do nascimento o responsável poderá apresentar declaração médica comprovando o tempo gestacional ou carteirinha de gestante;

II - se for após o nascimento o responsável deverá apresentar a certidão de nascimento;

III - comprovante de residência;

IV - comprovante de renda de todos os membros familiares;

V - documentos pessoais (CPF e RG);

VI - carteirinha de pré-natal.

O benefício pode ser solicitado a partir da 30º semana de gestação até 90 dias após o nascimento

AUXÍLIO-FUNERAL

I - atestado de óbito;

II - comprovante de residência da pessoa falecida;

III - comprovante de renda de todos os membros familiares que residiam com a pessoa falecida;

IV - documentos pessoais (CPF e RG).

O benefício pode ser solicitado até 90 dias após o óbito

AUXÍLIO EM SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE TEMPORÁRIA (CESTA BÁSICA)

I - comprovante de residência;

II - comprovante de renda de todos os membros familiares;

III - documentos pessoais (CPF e RG).


A documentação precisa ser entregue no dia do atendimento.

 




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM