GERAL

Agricultura de Schroeder discute com a Epagri novas estratégias para o setor




Diretora de Agricultura Somira e prefeito Felipe com representantes da Epagri. Foto: Gênesis Costa.

Na terça-feira (19), a Secretaria de Agricultura se reuniu com o prefeito Felipe Voigt e a Epagri para firmar parceria em prol do setor em Schroeder. A Epagri apresentou o contrato assinado no fim do ano pela gestão passada.  

“É uma parceria que a Epagri sempre tem com a Prefeitura para atendermos melhor os agricultores de Schroeder”, explica a diretora de Agricultura, Somira Hackbarth Kasmirski. 

A partir desse ano, a secretaria pretende manter contato maior com a entidade para planejar novas estratégias para aplicar na agricultura local, verificando as áreas de atuação e melhorando o setor. 

Em relação à liberação de calcário, a diretora diz que geralmente é feita pelo governo estadual em março. Quando acontecer essa liberação novamente, o técnico da Epagri, ou a própria Secretaria Municipal de Agricultura, entrará em contato com os agricultores. Serão feitas as análises e, conforme a necessidade, será disponibilizado o calcário aos munícipes.  

Borrachudo e maruim

Somira destaca que entrou em contato com a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) nesta semana, para tratar sobre o produto para combate ao maruim que está sendo distribuído pela entidade.

“Pretendo marcar uma reunião para esclarecermos melhor essa questão e esse estudo que está sendo feito, para podermos ver a eficácia desse produto e, futuramente, aplicar no município todo, se ele for realmente eficiente”, garante. 

O borrachudo, ela diz, também é uma questão que foi deixada um pouco de lado. Somira revela que não se sabe por qual motivo houve aumento na proliferação do inseto. A diretora está em contato com os agricultores para verificar o que foi passado a eles pelos técnicos. 

“Fizemos novo pedido do larvicida e, em fevereiro, vou me encontrar com o técnico novamente. Em cima de todas essas avaliações, a gente vai fazer um estudo junto à Administração, para chegarmos a uma solução mais eficaz no combate dessa praga também”, afirma. 

Visitas aos produtores 

Nestes primeiros dias de trabalho, a diretora de Agricultura buscou conhecer melhor o território municipal e as demandas, além de quais situações foram deixadas pelo governo passado. Ela fez algumas visitas in loco aos produtores.

“A gente está conhecendo realmente o agricultor e a sua realidade para fazer um trabalho realmente eficaz aqui na prefeitura”, conclui.


 




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM