GERAL

Professor Marquinhos é nomeado secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul



Portaria publicada ontem (23) nomeia José Marcos Ranucci, mais conhecido como Marquinhos, como secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). A pasta estava, desde o mês de abril, sob o comando da também professora Cleide Mosca, em substituição à Natália Lúcia Petry. Ranucci teve sua primeira passagem pela Prefeitura na década de 1990, como professor de Educação Física ACT.

Na gestão Dieter Janssen, desenvolveu as funções de coordenador desportivo e gerente de rendimento da extinta Fundação Municipal de Esportes (FME). Nesta gestão, integrou a equipe da professora Natália como chefe do setor de eventos esportivos, cargo que exerceu até a semana passada.

Entre eventos próprios e apoiados, constam aproximadamente 120 por ano. Em 2020, por causa da pandemia, quase a totalidade dos eventos esportivos foi cancelada, mas o calendário para 2021 está pronto. “Tudo está planejado, programado e devidamente orçado para que aconteça. Porém, dependemos das regras de combate à Covid-19 para sabermos se vamos realizá-los ou não”, explica.

Na área de cultural, ocorreram alguns eventos virtuais como o Festival Estudantil da Canção, Festival da Canção Sertaneja e Popular e o 3º Festival de Cinema. Este último, contou com mais de 30 mil visualizações.  “A capacidade de agir rapidamente para a realização de alguns eventos virtuais mostrou que a equipe conhece profundamente as áreas da cultura, esporte e lazer”, pondera. Sobre os grandes eventos constam o Parajasc, ainda em 2018, considerado por muitos como a melhor edição de todas, segundo Ranucci. 

O empenho está voltado, agora, na busca do dinheiro da Lei Aldir Blanc aos artistas e produtores culturais do município, por meio dos editais 181 e 188, publicados há algumas semanas, além da realização do Jaraguá em Dança, também no formato virtual. O novo secretário segue no cargo até o fim de dezembro, quando o prefeito Antídio Lunelli anuncia o secretariado para sua segunda gestão.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM