GERAL

Schroeder está entre os 100 destinos turísticos mais sustentáveis do mundo



Schroeder está entre os 100 destinos turísticos mais sustentáveis do mundo, conforme a lista divulgada pela Green Destinations.
A competição “Top 100 Destinos Sustentáveis” tem o objetivo de mostrar histórias de turismo sustentável e boas práticas de destinos para operadores turísticos e viajantes.

Para participar, a cidade teve que elaborar um relatório com os 15 principais critérios de sustentabilidade e boas práticas. Foram analisadas também as ações desenvolvidas durante a crise provocada pelo coronavírus.

Outros critérios como a natureza, ecoturismo, turismo na comunidade, cultura, meio ambiente, clima e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), também foram analisados.

Foto: Gênesis Costa/Schroeder Post

Schroeder demonstrou que está bastante avançada em diversos quesitos, como a preservação do meio ambiente, que está em aproximadamente 70%, através da Área de Proteção Ambiental (APA) Arroio Macaco, Estação Ecológica do Bracinho e as serras que cercam o município.

A conquista tem a parceria da Associação Empresarial de Schroeder e FACISC, através do DEL (Desenvolvimento Econômico Local), implementado com a proposta de planejar e estimular o crescimento socioeconômico do município a longo prazo.

O programa conta com câmaras técnicas setoriais, que periodicamente discutem pautas de interesse coletivo, entre elas, o turismo.

O que dizem os responsáveis pelo projeto: 

“Estar entre os 100 destinos sustentáveis da Green Destinations comprova que Schroeder tem adotado mecanismos e praticado ações que vão ao encontro dos preceitos da sustentabilidade em todos os seus aspectos. Isso representa um grande avanço em nosso turismo, pois agora temos uma projeção internacional e teremos que melhorar a cada ano, qualificando nossa cidade em todas as áreas para criar toda infraestrutura necessária para o turista e o bem estar do nosso munícipe. A partir de agora temos um desafio contínuo, que é se manter na lista do Top 100 e buscar a certificação do nosso destino na área da sustentabilidade, ecoturismo e natureza”. Ivanio Dalton Laube – Diretor de Turismo

"Schroeder está de parabéns. Ficar entre os Top 100 destinos sustentáveis pelo Green Destinations, demostra o comprometimento do município com suas riquezas naturais. Schroeder tem um objetivo traçado, e com a cooperação de todos, tenho certeza que iremos alcançá-lo". Rodrigo Sturmer – Agente de articulação DEL Turismo - Integrante do Grupo Gestor Green Destination Schroeder

“O desenvolvimento sustentável projeta Schroeder para novas práticas de gestão, dentro de um processo globalizado que exige cada vez mais, o Turismo é sem dúvida uma das alternativas que agrega valores sociais e econômicos. O Turismo consciente diminui desigualdades, estreita distancias e fortalece a economia”. Tania Dantas – Diretora Defesa Civil - Integrante do Grupo Gestor Green Destination Schroeder

"Celebrar Schroeder no TOP 100 confirma as potencialidades de nosso Turismo e gera oportunidades ao desenvolvimento econômico local. Parabéns aos membros do DEL SCHROEDER pelo importante conquista". Rogério Maldaner - Diretor para Assuntos do DEL da FACISC

“Ser reconhecido internacionalmente como destino turístico em busca do desenvolvimento e sustentabilidade é resultado do trabalho árduo do DEL Schroeder; cabe a nós gestores público, privado e social, a tarefa de liderar a continuidade do projeto. Parabéns a cada integrante do projeto”. Norberto Weiss - Presidente da Associação Empresarial de Schroeder (ACIAS)

“O resgate de um cenário que integra a natureza e as pessoas fez Schroeder ser reconhecida mundialmente para a prática do turismo sustentável”. Osvaldo Jurck – Prefeito de Schroeder

Foto: Gênesis Costa/Schroeder Post




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM