GERAL

56 anos de história de Schroeder: O começo



A origem do nome do município deve-se ao senador Christian Mathias Schroeder, natural da cidade de Hamburgo, localizada no norte da Alemanha. A história do município já tem início com o casamento de dona Francisca Carolina Joana Leopoldina Romana Xavier de Paula Micaela Rafaela Gabriela Gonzaga de Bragança (1824-1898) e o Príncipe François Ferdinand Philippe Louis Marie d'Orléans (1818-1900).

No dia 1 de maio de 1843, a princesa Dona Francisca Carolina, filha de Dom Pedro I, casou-se com o príncipe de Joinville, François Ferdinand, filho do rei dos franceses Luís Felipe, e recebeu como dote de casamento um pedaço de terra próximo, a colônia de São Francisco, hoje a cidade de São Francisco do Sul. Em 1846 o engenheiro Jerônimo Coelho viajou ao local para fazer a demarcação das terras.

Em 1848, o rei dos franceses Luís Felipe foi destronado e seu filho François se refugiou na Inglaterra. Ao começar a sofrer dificuldades financeiras, vendeu parte do território ao então dono da Sociedade Colonizadora Hamburguesa, o senador alemão Christian Mathias Schroeder, oito das 25 léguas recebidas como dote.

O senador lançou, então, um projeto de povoação de parte desse território. Parte dos colonos adquiriram terras nas imediações da comunidade onde atualmente é o bairro Schroeder I, iniciando assim a colonização das terras que formam hoje a cidade de Schroeder.

Com o aumento da população, criou-se o distrito de Schroeder, ainda ligado a Guaramirim. Pela lei nº 424 de 31 de julho de 1959 de Guaramirim, foi criado o distrito, e na época nomeado o senhor Helmuth Moritz Germano Hertel para o cargo de intendente distrital. A emancipação veio apenas em 3 de outubro de 1964, em decreto assinado pelo governador Celso Ramos.

Como prefeito provisório foi nomeado o senhor Paulo Roberto Gneipel, que permaneceu no cargo até a data de 14 de novembro de 1965, quando assumiu o primeiro prefeito eleito, o senhor Ludgero Tepasse, eleito em 3 de outubro de 1965. 

 




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM