GERAL

Ações de fortalecimento do turismo local continuam em Schroeder



Uma das principais apostas para fomentar a economia local e trazer, cada vez mais, visitantes, turistas e moradores para Schroeder, o turismo local tem sido fortalecido através de diversas ações que incluem a parceria com a Alemanha por meio do DEL Turismo Schroeder que definiu, no dia 10 de setembro, as ações da segunda fase do Programa Rede de Desenvolvimento Econômico Local. A primeira fase foi implantada no final do ano passado e a iniciativa oferece um intercâmbio de conhecimentos para promover ações voltadas à sustentabilidade e governança municipal.

O diretor de Turismo de Schroeder, Ivânio Dalton Laube, concedeu uma entrevista ao Schroeder Post para falar sobre o DEL e sobre todas as ações que potencializam o turismo da cidade.

Qual é o objetivo do DEL turismo?
Em Schroeder, o DEL (Desenvolvimento Econômico Local) tem como objetivo planejar e estimular o crescimento socioeconômico do município a longo prazo. O projeto conta com Câmara Técnicas setoriais, que periodicamente discutem pautas de interesse coletivo.
O DEL Turismo é uma solução para desenvolver o turismo local e regional. O programa foi implantado por meio de uma parceria entre a Fecomércio RN, FACISC-SC, Federasul-RS, Ministério Federal para a Cooperação e o Desenvolvimento da Alemanha e as entidades empresariais alemães BFZ, BBW e SEQUA. Com adaptações focadas no fortalecimento do turismo local, a iniciativa oferece um intercâmbio de conhecimentos entre os estados do RS, SC, RN e Alemanha, além de promover treinamentos focados no desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade e governança municipal de cada destino turístico.

Schroeder recebeu consultores que apontaram fragilidades e potencialidades, por exemplo, a partir da consultoria, criou-se uma logomarca e passou a trabalhar o slogan “Naturalmente Schroeder”, para estimular o turismo no município, valorizando o cenário local, privilegiado por montanhas, mata virgem e com foco na sustentabilidade.

Quais ações já foram feitas na cidade?
• Fortalecimento do Trade turístico através da união da Câmara Técnica do Turismo (DEL Turismo) e COMTUR para planejamento e organização do turismo.

• Identidade visual do Turismo em Schroeder: “Naturalmente Schroeder”.  O projeto de lei da identidade visual da marca foi aprovado pela Câmara de Vereadores em segunda votação na sessão do dia 3 de agosto e transformado em lei com a sanção pelo prefeito Osvaldo Jurck.

• Concurso Green Destinations: Schroeder está participando do concurso Green Destination Top 100 deste ano, um ranking internacional de destinos turísticos. A cidade foi convidada para participar da sexta edição da competição por pertencer ao Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL). Foi elaborado um relatório com os 15 principais critérios de sustentabilidade e boas práticas está sendo elaborado. Serão avaliadas também as ações desenvolvidas durante a crise do Covid-19 com as respostas imediatas ao lidar com o coronavírus e os planos para a recuperação inteligente e sustentável pós-Covid-19. A lista será divulgada entre 6 a 8 de outubro com os 100 principais destinos turísticos sustentáveis. O Top 100 tem como objetivo mostrar histórias de turismo sustentável e boas práticas como exemplos inspiradores para outras cidades.

• Prato Gastronômico de Schroeder : O prato gastronômico de Schroeder tem como objetivo valorizar os ingredientes produzidos na cidade e região, dentro da filosofia do "quilômetro zero". Os ingredientes escolhidos e usados foram a palmeira real, o maracujá, o aipim, a banana, a manteiga e a truta, servido com entrada, prato principal e sobremesa.

• Trello como sistema de gestão. Para quem deseja acompanhar os trabalhos do turismo de Schroeder, pode acessar a plataforma digital do Trello com o resumo de todas as ações realizadas e planejadas que hoje se encontra na forma pública.

• Sinalização da Rota Ecoturística – Estrada Rio do Júlio: O Município de Schroeder através da Diretoria de Turismo instalou no dia 27 de agosto as placas de sinalização turística na Rota Ecoturística Estrada Rio do Júlio. Foram instaladas 16 placas ao total nos dois sentidos do roteiro que tem 11km.

• Circuito expedição natureza viva – Caminhadas Ecológicas e Cicloturismo;

A parceria continua? Há um “prazo”?
Sim. O prazo finaliza 31 de dezembro de 2020, porém já encaminhamos o pedido para dar continuidade ao Programa DEL Turismo Schroeder.


Quais outras ações se destacam para fortalecimento do turismo local?

Entrar na lista do Green Destination Top 100 destinos mais sustentáveis do mundo neste ano.

Renovação da segunda fase do DEL Turismo. Com a renovação de mais uma fase do Programa, anunciamos a continuidade da parceria com um modelo de trabalho focado em apoiar a implementação de iniciativas para o desenvolvimento sustentável do turismo, com foco na superação da pandemia Covid-19.

O grupo gestor definiu quatro demandas de atuação: Mapeamento dos pontos turísticos; Planejamento estratégico COMTUR; Estruturação de roteiros sustentáveis; Elaboração do manual de uso da marca “Naturalmente Schroeder” e sua utilização na prática para marketing externo e interno.

Com aprovação da segunda etapa do Programa DEL Turismo visamos apoiar o desenvolvimento sustentável e a implementação de iniciativas público-privadas do turismo no nosso município, fortalecendo ainda mais os trabalhos e a ideia de que nós estamos no caminho certo.
 




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM