SEGURANÇA

“Manter líquidos inflamáveis em casa requer atenção especial”, diz bombeiro de Schroeder




Bombeiro José Félix ressalta que é fundamental tomar cuidado com produtos inflamáveis. Foto: Gênesis Costa/Schroeder Post

No último dia 14, um jovem de 28 anos sofreu queimaduras no rosto depois de uma explosão provocada por gasolina no bairro Schroeder 1. Ele utilizava o líquido inflamável para atear fogo em algumas folhas quando o acidente aconteceu.

O bombeiro voluntário José Félix Batista Neto ressalta que muitos produtos são essenciais em casa, mas que é fundamental tomar cuidado com os inflamáveis, que podem ocasionar graves acidentes e fatalidades. No caso do jovem de 28 anos, o resultado foram queimaduras no rosto e no pescoço.

“É muito importante saber que manter álcool e outros inflamáveis em casa requer atenção especial com relação à segurança e prevenção de acidentes graves e queimaduras”, salienta.

Entre os cuidados, o bombeiro cita: nunca fumar ao manusear líquidos inflamáveis ou combustíveis, não colocar os recipientes vazios no fogo e guardar o líquido em locais seguros, longe do acesso a crianças e animais.

De acordo com Félix, é comum que as pessoas utilizem esses líquidos para fazer fogo ou acender churrasqueira e este é um dos erros mais usuais. “Seus vapores são tóxicos e se inflamam facilmente, e ao entrar em contato com uma fonte de calor podem até mesmo causar uma explosão”, explica.

O bombeiro orienta a população a manter os produtos longe de fontes de calor como aparelhos que produzem chamas ou faíscas, superfícies aquecidas, cigarros acessos e, evitar ainda, a exposição ao calor do sol.

Cuidados necessários

Bombeiros ressaltam importância de equipamentos de proteção para evitar acidentes de trabalho


Um atendimento pouco comum chamou a atenção em Schroeder no dia 11 de setembro. Nas primeiras horas da manhã, um idoso de 61 anos se feriu gravemente enquanto trabalhava com uma máquina de plaina desempenadeira no bairro Schroeder 1. De acordo com o relato da vítima, a máquina se projetou em sua direção e causou ferimento na região abdominal.

Acidentes de trabalho não são incomuns, mas de acordo com o bombeiro Felix, “não da maneira que ocorreu”. Ele conta que o idoso tinha um corte lacerante de aproximadamente 15 centímetros, com exposição e hemorragia, mas apesar disso, se manteve calmo durante os primeiros socorros e a condução até o hospital.

O bombeiro explica que vários fatores podem gerar um acidente como esse, como falha mecânica do equipamento e, até mesmo, um momento de distração. Por isso, o bombeiro ressalta a importância do uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), que podem evitar uma fatalidade.

“É necessário utilizar corretamente todos os Epis de segurança, verificar as condições da máquina a ser utilizada e seguir todos os procedimentos e normas que regulamenta o manuseio do equipamento”, finaliza.


 




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



SEGURANÇA  |   22/01/2021 08h27





SEGURANÇA  |   22/01/2021 08h26


SEGURANÇA  |   22/01/2021 08h17