GERAL

Escola Sarita de Schroeder realiza atividades de “filosofia de vida” com estudantes




Por meio de vídeo com seu pai, aluno Matheus Eissmann mostra seu trabalho sobre o tema. Foto: Arquivo

Ainda sem conseguir realizar atividades presenciais e buscando ampliar as ações realizadas com os estudantes enquanto eles estão em casa, a Escola Municipal Professora Sarita Beck Rezende tem tornado o ensino mais plural, ampliando a realização de ações diversas das tradicionais da matriz curricular.

Com o objetivo de compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, ampliar as experiências e reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, a professora Andréia Viana Bilck propôs a seus alunos um trabalho com o tema “filosofia de vida”. A atividade consistia em elaborar uma música ou poesia sobre o tema. Andréia é professora do 5º ano.

“Penso que devemos sempre refletir, dialogar e compartilhar nossas ideias. Muitas religiões e filosofias de vida nos ensinam que o objetivo da vida é ser feliz, e que a felicidade é uma conquista que depende de cada um de nós constantemente. Depende principalmente do nosso jeito de viver, de realizar com dedicação às nossas tarefas e principalmente, saber relacionar-se com as pessoas. Procuro perceber como os alunos veem a sua própria vida, o seu jeito de serem, suas origens, seus costumes, suas crenças. Se realmente eles interagem com seus familiares nesses aspectos”, fala.

Os estudantes responderam muito bem à atividade, conta a professora. Músicas e poemas foram criados e, para Andréia, eles puderam aprender que o medo pode ser substituído e podem crer em algo que transcende, nos fortalece e nos torna seres melhores.





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM